Doutorado em Ciências Ambientais
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2671
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Navegando Doutorado em Ciências Ambientais por Orientador(a) "Imperador, Adriana Maria"
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Item Acesso aberto (Open Access) As estratégias de transição agroecológica dos agroecossistemas no sul de Minas Gerais(Universidade Federal de Alfenas, 2023-05-24) Neves, Janine Ameku; Imperador, Adriana Maria; Hayashi, Carmino; Fernandes, Lêda Gonçalves; Pedini, Sérgio; Botezelli, LucianaEsta pesquisa buscou investigar, por meio da elaboração de cinco artigos, quais as estratégias utilizadas nos agroecossistemas do sul de Minas Gerais que contribuem com a transição agroecológica. O primeiro artigo, intitulado “A transição agroecológica: desafios para a agricultura sustentável” apresenta um histórico da agricultura alternativa, a teoria crítica da transição agroecológica e analisa os obstáculos para efetivar a transição agroecológica. O segundo artigo, “A certificação orgânica como ferramenta de gestão dos agroecossistemas” levanta as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças inerentes ao processo de certificação orgânica. O terceiro artigo, “Perfil da produção orgânica no estado de Minas Gerais e as novas relações entre produção e consumo de alimentos” identifica a distribuição espacial da produção orgânica no estado de Minas Gerais e como são estabelecidas as novas relações de produção e consumo de alimentos a partir da garantia da qualidade orgânica. O quarto artigo, “As correlações entre os mecanismos de garantia da conformidade e a transição agroecológica” analisa dois sistemas com a conformidade orgânica garantida por organismos participativos à luz da teoria da transição agroecológica. O quinto artigo, “Avaliação do desempenho agroecológico de agroecossistemas do sul de Minas Gerais” utiliza a ferramenta criada pela FAO para avaliar quatro agroecossistemas orgânicos da agricultura familiar. O conjunto dos trabalhos destaca a região sul de Minas Gerais na produção de alimentos diversificados, café orgânico e das formas de comercialização em redes. A organização em núcleos de produtores e produtoras regularmente cadastrados favorece a governança responsável e o abastecimento local e regional, gerando confiança e rastreabilidade. Os agroecossistemas estudados estão em avançado processo de transição agroecológica e apresentam como pontos fortes a adoção das práticas e manejo agroecológicos e a identidade cultural mineira. A ferramenta de avaliação de desempenho é útil para o diagnóstico rápido, com custos reduzidos e deve ser adaptada à realidade local. Para alcançar níveis mais complexos, é importante considerar a integração de animais nos agroecossistemas, por exemplo a meliponicultura e os sistemas silvipastoris e buscar a autossuficiência na produção e uso de energia renovável, incluindo o uso irrisório de combustíveis fósseis.Item Acesso aberto (Open Access) Eficácia da Educação Ambiental facilitada pela aprendizagem móvel na gestão de resíduos na Amazônia(2024-12-05) Reis, Edson Augusto dos; Imperador, Adriana Maria; Hayashi, Carmino; Costa, Carlos Wilmer da; Souza, Thiago Corrêa de; Gimenez, MarcosA presente Tese de doutorado tem como objetivo avaliar a eficácia da Educação Ambiental facilitada pela aprendizagem móvel, por meio do uso de aplicativos de mensagens em telefones celulares para minimizar impactos na gestão de resíduos sólidos no município de Juruti no Pará. A tese está dividida em três estudos que se complementam. No primeiro artigo, é apresentada uma revisão sistêmica da literatura, examinada a presença de ações de Educação Ambiental no contexto das mudanças tecnológicas. A análise de publicações em bases de dados como CAPES, Web of Science, DOAJ, Google Scholar, SciELO e UNESCO, revela que menos de 1% das publicações abordam o uso de aprendizagem móvel na Educação Ambiental, evidenciando a necessidade de investimentos neste instrumento de educação. No segundo artigo está um estudo que organizou características socioeconômicas, culturais e sobre o conhecimento da população do município em relação à gestão de resíduos sólidos. Por meio de entrevistas individuais e presenciais com uma amostra de 210 moradores, o estudo demonstrou que, embora 92,7% dos entrevistados reconhecem a importância da correta destinação do lixo (Resíduo Sólido), destes, 53% conhecem conceitos básicos como os 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), entre outros resultados que apontam uma oportunidade de fortalecer a Educação Ambiental por meio de novas abordagens. O terceiro artigo é a verificação da eficácia do uso do uso celular, comparando resultados antes e depois das ações de Educação Ambiental de dois grupos de pessoas versus um grupo controle. A comparação dos resultados demostra que os participantes expostos às ações de educação ambiental planejadas tiveram uma resposta positiva significativamente maior (47%) em comparação ao grupo controle (21%). Os resultados confirmam a Tese de eficácia do uso da educação móvel no celular como instrumento de Educação Ambiental. Atento para algumas recomendações de saúde e segurança necessárias, a conclusão aponta como eficaz o uso do celular, pois, permitiu ampliar a conhecimento de forma rápida e equitativa. Oportunidade para replicar o instrumento em localidades com características semelhantes na região amazônica, em especial para enfrentar novos desafios das mudanças climáticas.Item Acesso aberto (Open Access) Políticas ambientais marinhas e costeiras, educação ambiental e avaliação de impactos ambientais como processos integrados para a gestão ambiental e sustentabilidade(Universidade Federal de Alfenas, 2022-08-30) Matias, Tális Pereira; Imperador, Adriana Maria; Hayashi, Carmino; Corrêa, Luciara Bilhalva; Thales De Astrogildo E, Tréz; Thiago Corrêa De, SouzaO desenvolvimento humano vem causando diversos impactos ambientais, dentre eles a poluição marinha, a degradação ambiental e a perda de serviços ecossistêmicos. Este processo ressalta a importância de políticas públicas eficazes voltadas para a conservação dos recursos naturais, além do uso de ferramentas integradas da Gestão Ambiental, como a Educação Ambiental (EA) e a Avaliação de Impactos Ambientais (AIA). Desta forma, o presente trabalho busca investigar as relações entre o oceano e a sociedade, a relevância de Políticas Ambientais Marinhas e Costeiras (PAMC) no Brasil, as funções da Educação Ambiental (EA) para a eficácia destas políticas e os principais impactos antrópicos que incidem sobre ecossistemas insulares e costeiros, haja vista a sua vulnerabilidade acentuada perante os impactos do turismo costeiro. Para isso, foi realizada uma análise exploratória da legislação voltada à conservação dos recursos marinhos no Brasil, pesquisa bibliográfica qualitativa, desenvolvimento e aplicação de metodologia de Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais (LAIA) com base ecossistêmica em duas ilhas com forte relevância turística no estado de Santa Catarina, Brasil, e uma Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) pelo método de rede de interações, também com base ecossistêmica, na praia dos Ingleses, localizada no norte da ilha de Florianópolis – SC. Os resultados mostraram que, com a pandemia da Covid-19, iniciada no ano de 2020, muitos impactos foram acentuados, como a problemática do plástico no ambiente marinho, demandando ações conjuntas e responsabilidade compartilhada. Além disso, pode-se estabelecer relações entre políticas de conservação do mar e ações de Educação Ambiental que podem contribuir para a redução de impactos antrópicos no mar. Também se ressaltou a importância da abordagem ecossistêmica, com foco na realidade local e nos processos de Avaliação de Impactos Ambientais (AIA). Conclui-se que existe um grande distanciamento entre teorias e práticas abordadas por Políticas Ambientais Marinhas e Costeiras (PAMC) no Brasil, que a participação social e a responsabilidade compartilhada ainda são lentas no país, que a Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) com base ecossistêmica é um instrumento fundamental para a coordenação de medidas voltadas para a conservação dos recursos naturais e desenvolvimento sustentável em ecossistemas insulares e costeiros, e que a Educação Ambiental deve integrada neste processo e estimulada pelo Poder Público.
