Mestrado Profissional em História Ibérica
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Navegando Mestrado Profissional em História Ibérica por Cursos "Mestrado Profissional em História Ibérica"
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Item Acesso aberto (Open Access) A feiticeira castelhana: a representação de Celestina na obra de Fernando de Rojas (1499)(2025-05-20) Melo, Jasmine Lemos; Sabeh, Luiz Antonio; Peçanha, Natália Batista; Danieli Neto, MárioUm objeto de aprendizagem (OA) é um recurso educacional desenvolvido para auxiliar e para enriquecer o processo de aprendizagem nas escolas baseado em pesquisas acadêmicas. O presente OA foi elaborado em formato de um capítulo de livro didático, projetado para ser utilizado tanto de forma impressa quanto digital, a fim de garantir flexibilidade de uso. Seu conteúdo é fundamentado na pesquisa intitulada “A feiticeira castelhana: a representação de Celestina na obra de Fernando de Rojas (1499)” que tem o objetivo de discutir a representação da feiticeira Celestina como uma personagem social importante, tendo um papel pedagógico para a conduta de mulheres na modernidade. Nesta pesquisa, foram analisados trechos da obra “A Celestina”, escrita por Fernando de Rojas e publicado em 1499. O trabalho justifica-se pela escassez de discussões sobre bruxaria dentro do ambiente escolar, um tema frequentemente marginalizado e um assunto pouco abordado. Assim, o OA tem a intenção de levar essa temática para a escola a partir da análise da personagem Celestina, com o intuito de promover reflexões sobre gênero, sobre representação, além de incentivar o pensamento crítico dos estudantes em relação a narrativas históricas e literáriasItem Acesso aberto (Open Access) Contribuições para o ensino de História e Filosofia a partir de grandes mestres do islamismo medieval: Averróis e Ibn Arabi de Murcia(2024-10-10) Silva, Danilo; Silva, Luiz Eduardo da; Vidotte, Adriana; Oliveira, Iranilson Buriti deNo presente trabalho de conclusão do Mestrado Profissional em História Ibérica será apresentado, mediante o desenvolvimento de uma pesquisa e de um objeto de aprendizagem algumas contribuições que poderão auxiliar os professores do ensino médio que trabalham com a disciplina de História e também à aqueles que trabalham com a disciplina de Filosofia a oferecerem aos estudantes conhecimentos relativos a aspectos da filosofia islâmica, em especial, na Península Ibérica no final do século XII e primeiras décadas do século XIII. Para isso, serão tratados alguns aspectos referentes a filosofia de Averróis e de Ibn Arabi, dois dos maiores mestres do islamismo medieval, entretanto, sem a pretensão de mensurar a importância de cada pensador, o presente trabalho se deterá acerca das contribuições de Ibn Rushd, ocidentalmente conhecido como Averróis, em relação à obra de Ibn Arabi, considerando seus pensamentos espelhados nas teorias aristotélicas e neoplatônicas, apontando seus contrapontos e divergências, sobretudo, apresentando a Influência da filosofia europeia e do sufismo nestas figuras emblemáticas.
